domingo, 7 de novembro de 2010

Feira do livro de Porto Alegre




56ª Feira do Livro de Porto Alegre


Data: 29 de outubro a 15 de novembro de 2010
Entrada Franca
Abrangência: Nacional
Descrição: aberta ao público em geral.
Local: Praça da Alfândega - Porto Alegre - RS
Site : Site do Evento





Horário de funcionamento: a partir das 9h30min, na Área Infantil e Juvenil, e a partir das 12h30min, na área Adulto. As atividades se encerram às 21h, podendo ser prorrogadas até 22h, a critério da Comissão Organizadora.
O Balcão de Informações da Feira do Livro está situado na área central da Praça da Alfândega. Além de distribuir material sobre o evento, a equipe está preparada para dar orientações e tirar dúvidas. Um posto de informações também está disponível no Cais do Porto.





Localização :
Praça da Alfândega
Cais do Porto (Avenida Mauá, altura da Praça da Alfândega)
Avenida Sepúlveda
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, s/nº)
Santander Cultural (Praça da Alfândega, s/nº)


Confira a distância entre a feira e principais pontos de referência da capital:
AEROPORTO INTERNACIONAL SALGADO FILHO - 7,5 Km
RODOVIÁRIA (ESTAÇÃO CENTRO) - 1,4 Km
PONTE DO GUAÍBA - 4,5 Km
USINA DO GASÔMETRO - 0,7 Km





A história da Feira do Livro de Porto Alegre





A Feira do Livro de Porto Alegre é uma das mais antigas do País. Sua primeira edição ocorreu em 1955 e seu idealizador foi o jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias. Inspirado por uma feira que visitara na Cinelândia no Rio de Janeiro, Marques convenceu livreiros e editores da cidade a participarem do evento.


O objetivo era popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos atrativos. Na época, as livrarias eram consideradas elitistas. Por esse motivo, o lema dos fundadores da primeira Feira do Livro foi: Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo.


A Praça da Alfândega era um local muito movimentado na Porto Alegre dos anos 50 e de 400 mil habitantes. E, no dia 16 de novembro de 1955, era inaugurada a 1ª Feira do Livro, com 14 barracas de madeira instaladas em torno do monumento ao General Osório.


Na segunda edição do evento, iniciaram as sessões de autógrafos. Na terceira edição, passaram a ser vendidas coleções pelo sistema de crediário. Nos anos 70, a Feira assumiu o status de evento popular, com o início da programação cultural. A partir de 1980, foi admitida a venda de livros usados. E, na década de 90, a Feira conquistou grandes patrocinadores, estimulados pelas leis nacional e estadual de incentivo à cultura.


A infra-estrutura foi ampliada e modernizada, os eventos culturais se consolidaram e a Feira passou a receber grandes nomes do mercado editorial brasileiro e internacional. Saiba mais sobre a história da Feira na obra A Feira da Gente - Feira do Livro de Porto Alegre 50 anos, de Walter Galvani (Câmara Rio-Grandense do Livro - 2004).


Fonte: Feira do Livro

Postado por Michele Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário